top of page

USO DO COMPUTADOR E ERGONOMIA։ UM ESTUDO SOBRE OS ESTUDANTES DO 4° ANO DO CURSO DE DESIGN E TECNOLOG

Atualizado: 27 de dez. de 2021

António José Langa*

Lourenço Eugénio Cossa*


RESUMO

Este artigo surge no âmbito dos problemas de dores nas costas, região lombar, braços, mãos, dores de cabeça enfrentados por estudantes decorrentes da ma postura no uso do computador, pois por experiencia pessoal, percebi que estes problemas intensificaram-se ao ingressar na faculdade, situação que me conduziu a aferir se estes problemas sucediam com outros meus colegas de classe pois todos nos temos o mesmo perfil profissional. Assim elaborou-se um inquérito aos colegas de classe com o objectivo de apreender os sentidos para estabelecer uma relação entre o uso do computador e a ergonomia.

No entanto através desse inquérito conseguimos perceber que a maioria dos estudantes tem sofrido os mesmos problemas por mim sentidos devido a provável forma incorrecta no uso do computador na posição sentada e com isso provocado diversas doenças e consequências que muitas das vezes são irreversíveis. Conseguimos perceber também que existe um conhecimento das consequências que advém da ma postura, da forma correcta e das possíveis soluções, porem a maioria tem ignorado e condenado as suas vidas com as consequências do mau abito.

PALAVRAS-CHAVE: Universidade-Computador - Ergonomia.


INTRODUÇÃO

O presente artigo aborda a relação entre o uso do computador e as prováveis consequências advindas da postura na utilização deste. Esta temática surge no âmbito dos problemas de dores nas costas, região lombar, braços, mãos, dores de cabeça enfrentados por estudantes que são intensificados com o uso prolongado do computador na elaboração de trabalhos. Situação que fez com que houvesse a elaboração de um inquérito que servira de embasamento teórico com o objectivo de apreender os sentidos para estabelecer uma relação entre o uso do computador e a ergonomia.

Portanto o presente artigo ira refrectir sobre a postura perante a um computador, as consequências da esma e por fim tirar conclusões derivadas desse conjunto de reflexões.


USO DO COMPUTADOR E ERGONOMIA

As mudanças atuais no mundo estudantil, interpessoal e ate no trabalho, remetem a um novo modo de relações económicas, políticas, sociais e culturais, pois alem do avanço constante da tecnologia, essa área da sociedade tem se deparado com a pandemia da covid 19. Neste sentido a evolução tecnologia e a conjuntura actual acrescido da Pandemia de Covid19, promove trabalho e estudos em casa o que exigem uma reestruturação e adequação nas relações com diversas ferramentas, nas formas de trabalhar, ou seja, de interagir com os equipamentos em casa ou em qualquer outro ambiente. A maiorias dessas mudanças resultaram no acréscimo de trabalhos (escolares e não só) e aumento de ritmo, podendo essas ações causar doenças relacionadas a postura e causar consequências até irreversíveis na vida das pessoas.

É assim que surge a necessidade de reflectir em volta dos conhecimentos que poderão solucionar ou minimizar essas consequências.

A saúde ocupacional do trabalhador, estudante ou qualquer individuo que exerça suas funções em frente a um computador é o reflexo de sua postura, movimentos e posições que realiza ao desenvolver essa tarefa. Portanto, quanto mais rotineira é a tarefa, maior a possibilidade de contrair qualquer tipo de doença ocupacionais.

Para a concretização destas pretensões, o artigo ira se debruçar em volta de








RESULTADOS DO INQUÉRITO: USO DO COMPUTADOR E ERGONOMIA։ UM ESTUDO SOBRE OS ESTUDANTES DO 4° ANO DO CURSO DE DESIGN E TECNOLOGIAS DAS ARTES VISUAIS DA UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA.


A Ergonomia é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e a aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos afim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho global do sistema (FIGUEIREDO E MONT’ALVÃO, 2005, p.90).

Tendo em conta a afirmação supracitada que diz que a ergonomia e uma disciplina científica que relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos e sistemas criei um questionário como já havia supracitado para analisar a interação entre o homem e o computador. Este questionário teve as seguintes questões:

Que postura tem adotado na execução dos seus trabalhos no computador?

Quais são os benefícios e consequências dessa postura?

Na sua opinião qual seria a postura correcta ao usar o computador?

Falando das consequências da ma postura ao usar o computador, quais seriam as possíveis soluções?

Estas questões foram disponibilizadas aos estudantes do 4° ano do curso de Design e Tecnologias de Artes Visuais da Universidade Pedagógica, tendo obtido as seguintes respostas:

Na primeira questão observou-se que 75% dos estudantes envolvidos no inquérito relatam que tem adotado a ma postura na execução dos seus trabalhos no computador, sentando em um ângulo abaixo de 90°. Os restantes 25% tem adotado a postura de de 90° sentados.

Na segunda questão 75% dos estudantes reconhece que a postura por eles adotada tem lhes provocado dores nas costas, nos pés, no pescoço, entre outras consequências. E o restante 25% tem evitado lesões com a adoção da postura correcta.

Na terceira questão os estudantes (100%) convergem na opinião de que a postura correcta no uso do computador e a de 90° e com o monitor na altura do da cabeça para que haja inclinação do pescoço provocando assim dores no mesmo.

Na ultima questão 100% dos estudantes sugeriram a adoção de intervalos para descanso e relaxamento do corpo e a pratica de alongamentos no decorrer desse período do intervalo, evitar a ma postura e ajustar o monitor ate a altura dos olhos para que possa evitar mudar o ângulo do pescoço.

Através desse inquérito conseguimos perceber que a maioria dos estudantes tem adotado a forma incorrecta no uso do computador na posição sentada e com isso provocado diversas doenças e consequências que muitas das vezes são irreversíveis e não e por falta de conhecimento, pois conseguimos perceber também que existe um conhecimento das consequências que advém da ma postura, da forma correcta e das possíveis soluções, porem a maioria tem ignorado e condenado as suas vidas com as consequências dos mau abito.

No entanto há que ressaltar que existe os estudantes (25%) que tem conhecimentos da ma postura e das consequências mais tem feito de tudo para praticar a forma correcta e assim viver de forma saudável.

A seguir são citadas as vantagens e desvantagens da posição sentada de

acordo com Brasil (2001):

Vantagens

• baixa solicitação da musculatura dos membros inferiores, reduzindo

assim a sensação de desconforto e cansaço.

• Possibilidade de evitar posições forçadas do corpo.

• Menor consumo de energia.

• Facilitação da circulação sanguínea pelos membros inferiores.

Desvantagens

• pequena atividade física geral (sedentarismo).

• Adoção de posturas desfavoráveis: lordose ou cifoses excessivas.

• Estase sanguínea nos membros inferiores, situação agravada

quando há compressão da face posterior das coxas ou da panturrilha

contra a cadeira, se esta estiver mal posicionada.



A POSTURA MAIS ADEQUADA AO TRABALHADOR

De acordo com Brasil (2001) a postura adequada,

é aquela que ele escolhe livremente e que pode ser alterada ao

longo do tempo. A concepção dos postos de trabalho ou da tarefa

deve beneficiar a variação de postura, principalmente a alternância

entre a postura sentada e em pé. O tempo de manutenção de uma

postura deve ser o mais breve possível, pois seus efeitos nocivos

ou não, serão função do tempo durante o qual ela será mantida.

Através do estudo feito podemos constatar que nem toda postura sentada que o trabalhador ou estudante escolhe é adequada para si, pois decorrente dessa postura tem observado diversas consequências, no entanto constatou se também a maneira correcta que sentar em frente ao computador é no angulo de 90°, com o monitor na altura dos olhos, com o ante braça apoiado a mesa e com os pés apoiados em um suporte.


CONCLUSÃO

Através do estudo conseguimos perceber que a maioria dos estudantes tem adotado a forma incorrecta no uso do computador na posição sentada e com isso provocado diversas doenças e consequências que muitas das vezes são irreversíveis e não e por falta de conhecimento, pois conseguimos perceber também que existe um conhecimento das consequências que advém da ma postura, da forma correcta e das possíveis soluções, porem a maioria tem ignorado e condenado as suas vidas com as consequências dos mau abito.

No entanto há que ressaltar que existe os estudantes (25%) que tem conhecimentos da ma postura e das consequências mais tem feito de tudo para praticar a forma correcta e assim viver de forma saudável.

O conteúdo abordado neste artigo comprova também que nem todos os que padecem de complicações que advém da ma postura não tem conhecimento das formas correctas em vista a sanar os seus problemas. Tem conhecimentos mais a negligenciam com a justificativa de observar dificuldades na execução e condições do ambiente.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL, Ministério do Trabalho. Manual de legislação, segurança e medicina do

trabalho. 71. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

FIGUEIREDO, Fabiana e MONT’ALVÃO, Claudia. Ginástica Laboral e Ergonomia.

Rio de janeiro: Sprint, 2005.

ROCHA, Raquel Aparecida Casarotto, Laerte Sznelwar. Uso do Computador e Ergonimia. São Paulo: 2003.



 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page